Nesta terça inicia novos cursos de Cinema na Caiana

Para outubro a Caiana prepara uma super programação para os amantes da sétima arte. Com cursos para iniciantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre cinema. Marco Antonio Moreira em seu curso de crítica de cinema inicia o Módulo de Cinema Surrealista, que abordará os conceitos, contextos história, cineastas e principalmente filmes (como "Uma Cão Andaluz") e legado de um dos estilos cinematográficos mais significativos da história do cinema que mudou os caminhos da sétima e que contribuiu para novas formas de realização e de interpretação da realidade cinematográfica.

O Cinema Surrealista surge em um contexto de um mundo que passa por fortes modificações históricas, sociais, econômicas e artístiscas. A realidade é cada vez mais confusa e difícil de se entender. A imaginação é cada vez mais livre. É então que o cinema como uma arte nova incorpora a essência de um movimento que estava surgindo em Paris da década de 20: Com o Surrealismo a imaginação nunca foi tão livre. O cinema nunca mais seria o mesmo e influenciando até hoje com filmes e cineastas importantes de complexa decodificação como é o caso de David Lynch (Cidade dos Sonhos/2001) e Jacon Van Dormael (Mr. Nobody/2009) o curso é uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento neste importante estilo cinematográfico.

Marco Antonio Moreira é crítico de cinema e escreve artigos sobre a sétima arte em vários jornais de Belém desde 1978. É o atual presidente da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) que desde 1962 tem forte atuação na área de cinema no Estado.


Já para os interessados em conhecer o papel do Diretor e da construção fílmica A caiana promove o curso de Ortografia Cinematográfica. Como na linguagem gramatical os substantivos, adjetivos e advérbios exercem funções específicas e são usados da maneira mais inteligível possível. Os aspectos da linguagem cinematográfica são planejados para se obter a melhor forma de expressão. A cada plano, movimento de câmera, etc, tem um efeito psicológico, um valor dramático específico e exerce seu papel dentro da totalidade que é um filme. O Curso propõe a análise de filmes e suas abrangências para compreender melhor o que também chamamos de Linguagem Cinematográfica.

Na programação do curso o aluno irá exercitar o ato de olhar, os aspectos psicológicos que envolvem a recepção, e a descoberta do movimento: Primeiros inventos; brinquedos óticos. A turma irá conhecer os precursores do cinema como: Lumière, Méliès, Zecca. E o início da construção da linguagem e os elementos da linguagem cinematográfica como também seus elementos estruturais - plano, angulação, movimentos de câmera, montagem. E através da história do cinema, será enfatizado os elementos que possibilitam a criação de significados nas linguagens audiovisuais, especialmente a cinematográfica. Os documentários terão um espaço importante no curso que irá abrir discussão sobre abordagens fidedignas das "reflexões" do mundo. A Obras cinematográficas como adaptações literárias terá seu conflito questionado sobre a obra original, adaptação e inspiração e o papel do diretor nesta abordagem.


Curso: Ortografia Cinematográfica com João Inácio

Aulas: 19, 21, 26, 27, 28,29. Horário 15h às 18h. Investimento: R$ 40,00

Curso Cinema Surrealista com Marco Antonio Moreira

Aulas 19, 22, 26, 29/10 e 03, 05, 09, 12/11 Horário: 19 às 22h. Investimento R$ 100,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário