Curta marca Noite de Estudos de Cinema



Em noite de clássicos, crítico Marco Moreira debate cinema Neo-Realista e apresenta curta feito por alunos
por Diego Diniz

Na próxima sexta-feira, dia 06 de maio, durante a mensal Noite de Estudos de Cinema, será exibido o clássico Roma, cidade aberta, de Roberto Rosselini com debate sobre cinema Neo-Realista com Marco Moreira. Na Noite será apresentado O curta Pré-doc feito por alunos da Caiana. Curiosamente, os dois filmes exibidos trazem como tema a relação, de amor ou de destruição, do homem com suas cidades.


Pré-doc é da autoria de alunos da oficina de prática de cinema da Caiana filmes. Pode parecer estranho apresentar um filme estampando de cara a sua fragilidade, o fato de ter sido realizado por iniciantes. Mas o que estranha mesmo é que o tipo de filme feito por estes mesmos principiantes, talvez mais guiados pela dúvida que por erudição, se pergunta o que se perguntava a turma escaldada da Objectif 49 e o cinema marginal de Sganzerla: como fazer um filme? Como filmar e transformar?

Então o que temos aqui é um filme sobre como fazê-lo, um caso filmado (e surpreendentemente bem filmado) de argumentação. Dez minutos de disseminação de idéias e sentimentos pessoais em uma gangorra que pode oscilar entre um chute no saco a uma epifania, aquela vontade inquietante que todo mundo um dia tem de mostrar alguma coisa. No caso dos alunos, essa coisa é um filme ainda inacabado, difícil, mas ameaçadoramente próximo. A transformação só depende do humor de quem a identifica.


O curta atira para lados que, apesar de apresentados em separado, de alguma maneira parecem convergir: a militância político-social, a denúncia e a boemia. Em suma, imagens e vozes que ambientam o mal estar do homem paraense em “habitats”: uma reunião esquecida de sem-terras baleados, um bairro tradicional ameaçado pela especulação imobiliária e um boteco empoeirado que leva quase duas horas para servir um peixe-frito, temperado com a fome do cliente.

Sobre a Noite de Cinema:
A noite de Estudos é uma aula aberta do Curso de cinema Neo-realista, que tem início no próximo dia 10 e pretende mostrar o contexto, filmes, cineastas e propostas deste movimento que influenciou diretamente o Cinema Novo brasileiro nos anos 60.


SOBRE CINEMA NEO-REALISTA
Os traumas do pós-guerra levam cineastas e críticos italianos a assumirem posição mais crítica em relação aos problemas sociais e reagirem contra os esquemas tradicionais de produção. Surge assim, na Itália, o movimento neo-realista. A renovação ocorre na temática, na linguagem e na relação com o público. A experiência neo-realista tem duração relativamente curta mais causa enorme impacto sobre as demais cinematografias e se expressa de diferentes formas em outros países.

“ROMA CIDADE ABERTA” de Roberto Rosselini
Ano de Produção : 1945
Elenco: Anna Magnani
Sinopse : Entre os anos de 1943 e 1944, a cidade de Roma, ocupada pelos nazistas, é declarada "cidade aberta", a fim de evitar bombardeios aéreos. Neste momento comunistas e católicos unem-se para combater os alemães e as tropas fascistas.

PORTAS ABERTAS
A Noite de Estudos de Cinema exibe o clássico “Roma, cidade aberta”, de Roberto Rosselini e o curta-metragem “Pré-doc”, produzido pelos alunos da Caiana Filmes. Dia 06 de maio, às 19h, com participação do crítico Marco Antônio Moreira, que fala sobre o gênero Neo-realista do longa mancando a abertura dos cursos de maio na Caiana Filmes.

Local: Caiana Filmes (Rua Diogo Móia, 986, Umarizal). Entrada franca.
Contatos: (91) 3343-4252/ 3343-4254/ http://www.caianafilmes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário