Caiana abre inscrição para Oficina de Prática com a mesma câmera do seriado “24 Horas”

Como principal objetivo revelar informações precisas sobre esta área de conhecimento, fornecendo a troca de experiência entre alunos e professores especializados neste gênero. A Oficina de Prática de cinema com Câmeras DSLR abre inscrições para Abril.

A Oficina terá gravação com câmera DSLR, com explicações sobre o uso de equipamentos e técnicas de produção de vídeo profissional utilizando as câmeras 7D e T2I com o uso de sofisticados recursos sobre linguagem cinematográfica e suas aplicações para fotógrafos alem do uso de steadicam e tripés especiais para filmagens

Para participar deste curso não é necessário pré-requisito de conhecimentos técnicos ou teóricos, nem mesmo a possuir uma câmera similar.

A oficina se divide em dois módulos:No primeiro, começando com duas seções de filmes que mostram um panorama do audiovisual no Brasil, com uma grande participação de produções de nossa região, isso fará com que os alunos entrem no universo de curtas e médias-metragens de ficção, documentários e making-of, estimulando assim a formação de idéias, a construção do argumento e roteiro a ser trabalhado na oficina.
No segundo, os participantes terão acesso aos métodos e formas de produção, direção, direção de fotografia, edição e finalização. Como resultado da oficina, será realizado um curta-metragem onde cada aluno terá seu nome nos créditos do mesmo, pensamos que esse é o melhor “Certificado” que um aluno possa receber.

A oficina têm como objetivo a iniciação e a prática no roteiro cinematográfico, assim como as etapas de produção e finalização de um filme passo a passo. Abordando temas relevantes que chamem atenção para o meio ambiente, sua realidade local e todo universo imaginário que o cinema desperta, a oficina vem abrir possibilidades para que moradores de centros urbanos, comunidades ribeirinhas e rurais possam expressar por meio de sete arte seus anseios e expectativas de como melhorar as condições do ambiente em que vivem.




Com conteúdo selecionado, como: exibição de curta metragens realizados na região, making-of de longas metragens e, sobretudo, conversas que levantem questionamentos sobre os temas dos filmes, os alunos aprenderão desde as técnicas para a construção de um roteiro até a fase em que aprenderão de forma prática como produzir e finalizar um curta metragem.
Memória e Visibilidade
O audiovisual é uma ferramenta de grande alcance nos dias atuais, com a popularização dos computadores e de seus softwares ficou muito mais acessível produzir vídeos de curtas-metragens por exemplo. Pensando em democratizar esta possibilidade é que se desenvolve a Oficina de Prática Cinematográfica objetivando criar memória de um lugar e de seu povo, fazendo eternizar registros produzidos por seus filhos.



Oficina de Prática de Cinema com Camera DSLR
com João Inácio
Dias: 13, 15, 16, 19, 20, 26, 27, 28, 29 e 30/4 horário: 19:00 às 22h
data de Gravações à Definir com a Turma
Investimento R$150,00

Ministrante:
João Inácio desenvolveu por sete anos o projeto Cinema BR em Movimento no Estado do Pará, trabalhando a distribuição alternativa de filmes e a inserção da linguagem cinematográfica na grade curricular de escolas públicas. No final de 2006, foi o roteirista premiado no concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas promovido pelo Ministério da Cultura. O roteiro de seu curta-metragem 'Shala' foi um dos 20 vencedores de todo o Brasil. É diretor da escola de cinema Caiana Filmes.

A oficina tem parceria com a M.A Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário