O que é um Filme B?



São filmes de produção baratas e de baixa qualidade? São filmes de iniciantes? Filmes descartáveis ? Mal produzidos ?

Ao contrário do que se conhece, este estilo cinematográfico foi importante para o mundo do cinema pois representou um sinal de independência dos realizadores com relação ao controle dos grandes estúdios de Hollywood. E criando uma legião de seguidores e grandes cineastas que se inspiram até hoje neste estilo de cinema.

Filme B é BOM. Venha saber porque no:


Curso de Filme B com Marco Antonio Moreira
Dias: 08, 15, 22, 30/01 e 05/02 (Sábados) das 16:00h às 20:00h
3 aulas teóricas e 3 práticas com exibição e análise de filmes

Investimento: R$ 100,00


sobre o estilo:

O termo Filme B foi usado originalmente para se referir a filmes de Hollywood destinados a serem a "outra metade" de uma sessão dupla, que geralmente apresentava dois filmes do mesmo gênero (faroeste, gangsters ou horror).

Nos tempos dos maiores estúdios de cinema, essa terminologia era oficialmente usada para este fim, que também forneceu a nomenclatura de atores "A" ou "B" (por exemplo, Ronald Reagan, o 40º presidente dos Estados Unidos, fez carreira atuando em filmes B). As principais produtoras tinham unidades próprias para esse tipo de filme, mas também havia pequenos estúdios como PRC, Consolidated, Ajax, Mascot, Puritan, Monogram, Principal etc, que se especializaram em fazer filmes B. Esses estúdios eram referidos como pertencentes ao Poverty Row (Cinturão de Pobreza), termo usado para designar coletivamente as companhias localizadas numa região de Hollywood chamada Gower Street, que produziam filmes com orçamentos extremamente reduzidos. Um estúdio do Poverty Row era capaz de rodar um faroeste de uma hora em apenas dois dias e meio, gastando somente oito mil dólares! Vários desses estúdios, entre eles Mascot e Monogram, fundiram-se em 1934 e formaram a Republic Pictures. Apesar de ter produzido alguns filmes de orçamento considerável, a Republic nunca perdeu a fama de estúdio de segunda classe, mesmo porque ela foi a rainha dos filmes B. O fim da chamada "Era de Ouro de Hollywood", que se estendeu dos anos 1920 até os anos 1950, resultou não só no fechamento dessas companhias como também no fim dos próprios filmes B, independentemente de terem sido produzidos por grandes ou pequenos estúdios. A maior parte dos cinemas 'drive-in' fechou, e as exibições duplas rarearam. Hoje a distinção entre Filme Classe A e Filme B é feita levando-se em conta outros critérios, além do orçamento.

Entre um dos grandes realizadores dos chamados filmes B, temos Roger Corman que lançou diversos diretores e atores hoje consagrados. Entre os atores, podemos citar Robert de Niro e Jack Nicholson. Dos diretores, saiba que foi Corman o primeiro a reconhecer John Landis, Francis Ford Coppola, Tim Burton e Jonathan Demme.

fonte: wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário