Curso Roteiro para Cinema e Formatação de Projeto para o MinC 2011







Curso Roteiro para Cinema e Formatação de Projeto para o MinC 2011
Aulas: 13, 20, 27/11 e 04, 11, 18/12 - Sábados das 15:00h às 19:00h Investimento: R$ 100,00


A Caiana Filmes inicia uma nova turma de Roteiro e Formatação de Projetos Audiovisuais, destinando-se a apresentar as técnicas de formatação de projetos de cinema e Vídeo, tanto para captação de recursos como para concursos abertos em todo o país. A intenção é possibilitando que os alunos preparem os seus próprios projetos durante o curso.
A cada aula avança-se nos tópicos que compõe um projeto, permitindo que os alunos apliquem as informações em seus próprios projetos, que são analisados pelo professor e pelos demais alunos aula a aula. As orientações do professor baseiam-se nas experiências práticas de sua produtora Caiana Filmes que já formatou, captou e realizou projetos audiovisuais vencedores de editais dentro e fora do Estado do Pará como DOCTV, Petrobras, Minc, Prêmio Estimulo, alem das aprovações em lei de incentivo. Os melhores projetos serão enviados para avaliação de profissionais que já ganharam editais federais ou que já tenham participado de membros de seleção de concursos.

O MinC sempre no inicio do ano lança editais de curtas de Ficção e Documentário e o Pará sempre aparece na lista dos aprovados. O curso pretende ampliar esta participação e possibilitar que novos nomes surjam no audiovisual paraense.O mercado cultural se apresenta hoje como um dos mais importantes ramos da economia. A necessidade das pessoas se expressarem sob a forma de manifestações artísticas leva a uma profusão de idéias que em sua maioria acaba se perdendo e não chega a ser mostrada para a sociedade. Transformar uma idéia em uma obra artística, atualmente mais conhecida como produto cultural, requer muito mais do que talento e vontade. São necessários organização, métodos e principalmente conhecimento. É preciso realizar o projeto Audiovisual. Esse é o objetivo do curso: fornecer informações para transformar idéias em um projeto possível de ser apresentado e realizado. Público Alvo Artistas, produtores, estudantes de artes e produção cultural, interessados em ingressar no mercado de audiovisual através de um projeto, pesquisadores e demais interessados na área audiovisual. Conteúdo de um projeto Audiovisual: Apresentação, Cartas de Recomendação/ Credenciamento, Objetivos, Justificativa, Proposta de Direção, Decupagem, Visual do projeto, Ficha Técnica, Público Alvo, Contrapartidas, Plano de Distribuição, Plano de Divulgação, Cronograma, Orçamento, Defesa oral, Apresentação dos projetos dos alunos (última aula)

O curso será ministrado pelo cineasta João Inácio que já trabalha há onze anos na produção e exibição de cinema. Desenvolveu por sete anos o projeto Cinema BR em Movimento no Estado do Pará, trabalhando a distribuição alternativa de filmes e a inserção da linguagem cinematográfica na grade curricular de escolas públicas. Já teve projetos inscritos e aprovados nos principais editais e concursos do país. Os projetos também serão avaliados por uma rede de profissionais que participam de seleção de editais federais

Um comentário:

  1. Olá, eu gostaria de saber quando haverá novas turmas desse curso!

    gugaestrada@gmail.com

    ResponderExcluir