O cenário musical paraense encontra-se em um momento favorável para sua produção, destacando-se inclusive a nível nacional. Paralelamente, as tecnologias de filmagem e de edição estão cada vez mais acessíveis, bem como o crescimento da produção audiovisual de maneira geral em Belém, a incluir a produção de videoclipes. Além disso, editais de incentivo como os do Ministério da Cultura, Conexão Vivo, entre outros, já estão com categorias específicas para a produção deste segmento audiovisual. Há ainda uma maior disponibilidade de veiculação destas obras na atualidade, devido à abertura de certas emissoras paraenses de televisão para esse tipo de criação audiovisual, como TV Cultura, MTV Belém e RMTV. O curso pretende atender a um segmento de grande potencial artístico e comercial, podendo assim dar início a formação de profissionais na área audiovisual, para a consolidação da produção de videoclipes no estado do Pará.
A “Oficina de realização de videoclipes” é composta por aulas teóricas e práticas. Para uma melhor sedimentação do conhecimento, o curso é constituído por três módulos. O primeiro módulo – módulo de pré-produção – consiste na apresentação de aulas teóricas sobre a história do videoclipe, a organização e o funcionamento de uma equipe de produção. As aulas serão ilustradas por vários videoclipes autorais tomando como diretores como David Lachapelle e Michel Gondry.
Em seguida, as aulas terão como foco as técnicas de produção e filmagem, como fotografia, direção de arte e edição. Após o conteúdo ministrado, os alunos discutirão propostas para a realização de um videoclipe como produto final da oficina, fazendo o levantamento de produção e viabilidade da proposta escolhida.
O segundo módulo da oficina – módulo de produção – possibilita ao aluno por em prática o conteúdo e as técnicas aprendidas em sala de aula, filmando um videoclipe de alguma banda ou artista, do cenário musical paraense, previamente selecionado.
Já o terceiro e último módulo – módulo de edição – é muito importante para o processo estético do clipe, devido apresentar uma dinâmica específica e diferenciada de outros gêneros audiovisuais. É o momento que haverá a seleção do material filmado e sua organização, alcançando um padrão estético debatido em aula.
CRONOGRAMA
Dia 1 | Apresentação da oficina e de objetivos a serem alcançados. Um pouco da história do videoclipe, apresentação de alguns videoclipes. Relação músico e produtor. |
Dia 2 | Equipe de produção. Apresentação dos componentes de uma equipe de produção. Função do Produtor. Função do Diretor. Função do Diretor de Arte. Função do Editor. |
Dia 3 | Equipe de produção. Função do Diretor de Fotografia. Roteiros para videoclipe. Escolha da banda ou artista e da música a ser produzida. |
Dia 4 | Elaboração do roteiro a ser filmado |
Dia 5 | Elaboração do roteiro a ser filmado |
Dia 6 | Decupagem, seleção de atores e figurino, mapa de direção de arte. |
Dia 7 | Preparação para a filmagem no fim de semana |
Dia 8 | Edição e finalização do videoclipe |
Dia 9 | Edição e finalização do videoclipe |
Dia 10 | Apresentação do produto final e debate sobre o aprendizado |
OFICINEIRO
A oficina será ministrada por Lucas Lourenço Escócio de Faria, publicitário, pós-graduando em Cinema, Fotografia e Vídeo – Criação em Multimeios da Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo.
Lucas Escócio é Diretor de videoclipes, em 2009 foi Curador Júnior do Festival do Minuto no Pará, fez Direção de Fotografia na minissérie paraense “Eva Faz de Conta”, produzida pelo IAP, onde tam
bém participou do documentário “Sem Fastio” como Editor. Participou dos festivais de cinema FESTCINE – RO e DIMAS – BA como editor do curta metragem “Cidade Morta Natureza Viva”, além de palestrar sobre cinema e produção audiovisual na semana de comunicação da FAPAN.
Curso de Produção de Vídeo Clip
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