Expressionismo é o assunto da vez na Caiana Filmes.

por Dario Façanha Neto



Atenção cinéfilos de Belém: terá início nesta semana o novo curso teórico oferecido pela Caiana Filmes. As aulas – que, como de praxe, serão ministradas pelo atual presidente da Associação Paraense de Críticos de Cinema, Marco Antonio Moreira – terão como foco, desta vez, o Cinema Expressionista Alemão, dando continuidade, assim, a uma série de estudos que, ao longo do semestre, abrangeram assuntos como os cinemas noir e surrealista, além da Nouvelle Vague surgida na França.
Ocorrido no último dia doze, o lançamento do curso fora marcado por uma noite de estudos de cinema na qual o filme mudo Fausto (F.W. Murnau, Alemanha, 1926) fora exibido com acompanhamento musical executado ao vivo pelo pianista Paulo José Campos de Melo. Seguido do tradicional debate, Fausto fora utilizado como instrumento prévio de ilustração dos elementos de uma escola cinematográfica que, lançando mão de artifícios como: contraste entre luz e sombra, cenários estilizados e maquiagens exageradas, buscou pela imagem tornar palpável ao espectador sentimentos como a angústia para, ato contínuo, demonstrar o estado de fragilidade emocional de personagens imersos em realidades distorcidas.
Apesar de surgida nos anos 20, a estética expressionista influenciou sobremaneira a produção fílmica vindoura. Neste sentido, os filmes B americanos e, principalmente, as produções noir, que, desde os anos 40, chegam às telas, constituem importantes estilos cinematográficos derivados das características do expressionismo alemão. Ademais, no que atine a influência do gênero sobre cineastas contemporâneos, cabe mencionar o exemplo de artistas como Woody Allen e Steven Soderbergh que, nos respectivos longas-metragens Neblinas e Sombras (Shadows and Fog, EUA, 1991) e Kafka (EUA, 1991), aplicaram às fotografias de seus trabalhos as lições deixadas pelos colegas alemães. De igual forma, Tim Burton é o diretor, dentre aqueles inseridos no time da levada pop, que frequentemente utiliza os elementos expressionistas para, desse modo, moldar uma assinatura gótica particular; dentro deste contexto, são filmes de Burton que bebem da fonte germânica: Batman (EUA, 1989), O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, EUA, 1993), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, EUA, 1999) e Sweeney Todd (EUA, 2007).
Dito isso, cabe frisar para quem almejar aprender mais sobre o tema: o curso Expressionismo Alemão terá começo no dia 17.11.2010 para cumprimento de um programa fracionado em oito encontros nos quais, além da habitual exposição de conteúdo teórico, serão, ainda, projetados quatro longas-metragens como método de aplicação prática da matéria. Mais informações na Caiana Filmes através dos fones: (91)33434252/33434254 ou pelo site www.caianafilmes.com.


Um comentário:

  1. O último parágrafo do texto publicado no Diário poderia ao menos ter sido colocoado entre aspas, para que assim não ficasse tão caracterizado o plágio do que escrevi para este blog.

    ResponderExcluir