Oficina: Prática Cinematográfica

A oficina de “Prática Cinematográfica”, se divide em dois módulos:No primeiro, começando com duas seções de filmes que mostram um panorama do audiovisual no Brasil, com uma grande participação de produções de nossa região, isso fará com que os alunos entrem no universo de curtas e médias-metragens de ficção, documentários e making-of, estimulando assim a formação de idéias, a construção do argumento e roteiro a ser trabalhado na oficina. No segundo, os participantes terão acesso aos métodos e formas de produção, direção, direção de fotografia, edição e finalização. Como resultado da oficina, será realizado um curta-metragem onde cada aluno terá seu nome nos créditos do mesmo, pensamos que esse é o melhor “Certificado” que um aluno possa receber.

Objetivo Geral
A oficina têm como objetivo a iniciação e a prática no roteiro cinematográfico, assim como as etapas de produção e finalização de um filme passo a passo. Abordando temas relevantes que chamem atenção para o meio ambiente, sua realidade local e todo universo imaginário que o cinema desperta, a oficina vem abrir possibilidades para que moradores de centros urbanos, comunidades ribeirinhas e rurais possam expressar por meio de sete arte seus anseios e expectativas de como melhorar as condições do ambiente em que vivem.


Objetivo Específico
Com conteúdo selecionado, como: exibição de curta metragens realizados na região, making-of de longas metragens e, sobretudo, conversas que levantem questionamentos sobre os temas dos filmes, os alunos aprenderão desde as técnicas para a construção de um roteiro até a fase em que aprenderão de forma prática como produzir e finalizar um curta metragem.
Memória e Visibilidade
O audiovisual é uma ferramenta de grande alcance nos dias atuais, com a popularização dos computadores e de seus softwares ficou muito mais acessível produzir vídeos de curtas-metragens por exemplo. Pensando em democratizar esta possibilidade é que se desenvolve a Oficina de Prática Cinematográfica objetivando criar memória de um lugar e de seu povo, fazendo eternizar registros produzidos por seus filhos.



A Caiana acreditando nesse projeto, vem fortalecer cada vez mais suas atividades, missão essa que é de se tornar um grande um núcleo de produção em toda região, eternizando desta forma o ambiente natural, a cultura e a crença do cidadão amazônico.



Cronograma: Início 13 de setembro de 2010Em 10 dias no período de duas semanas consecutivas.Carga Horária: 02 Semanas - 05 Aulas semanais (segunda à sexta) 04Horas por diaTotal de 40 HorasLocal de Realização: Caiana FilmesPúblico Alvo: Demais interessadosNúmero de Participantes: 25 alunos por turma Horários da Oficina: Turma Vespertina : 14:00 às 18:00 horas.

Homero Flávio
Roteirista e diretor audiovisual, especialista em trabalhos de mídia digital. Em 2002 sagrou-se vencedor do 1º FESTIVAL FILMES DO MINUTO.1 (júri popular e oficial) com o curta “O Xis”. No ano seguinte realizou outros trabalhos: “Bala Perdida” e “A Primeira Idéia”, este premiado em terceiro lugar, concorrendo com outros 103 filmes no Festival UM AMAZONAS. Seus trabalhos, assim como outros curtas realizados no Amazonas, participaram de mostras em alguns festivais, como o FestCine Belém, 14º Cine Ceará, mostras internacionais em universidades do EUA, Canadá e no Festival de Cannes em 2005, onde teve três de seus filmes selecionados, em 2008 sagra-se vencedor na categoria média metragem com “Raiz dos Males” no 5 FestCine Belém, em junho de 2009 o mesmo trabalho ganha 5 prêmios no 32 Cine Guarnicê nas categorias, melhor roteiro, direção, ficção, ator e melhor vídeo nacional.Como diretor documentarista, produziu trabalhos de extrema relevância social, como os projetos “Sob as Águas”, “O Saber que a Gente Sabe” e “Direito Sóciobiodiversidade e Soberania na Amazônia”, ambos realizados para a Universidade do Estado do Amazonas, e também o documentário “Justiça nos Reinos das Águas”, produzido para o Tribunal de Justiça do Amazonas.Coordenador das mostras “Um Fora da Lei”, realizado em Manaus nos anos 2004, 2005 e 2006 e da 1ª e 2ª edição da mostra “Curta Beira Rio”, que aconteceu em espaço aberto ao público, no Anfiteatro da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci na cidade Belém , nos anos de 2006 e 2007, contando com o apoio de entidades públicas e privadas e com sucesso de platéia.Hoje é o atual Diretor da ABDeC - PA (Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragista - Seção PA).

2 comentários:

  1. Olá, gostria de saber se só haverá turmas vespertinas mesmo, e se há chance de haver algum horário alternativo.

    Obrigado

    ResponderExcluir