Pará ganha novo edital de filmes


Através de uma iniciativa do Grupo Educacional Ideal, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (BDeC-PA), com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e com a Produtora Caiana Filmes, o Pará ganha um novo edital de curtas-metragens, que vai oferecer R$ 40 mil para a realização do filme. O projeto é novo entre empresas privadas no Estado.

No dia 28 de maio, Grupo Ideal, BDeC-PA, ACCPA e Caiana estarão reunidos na construção do “Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará”. A reunião, que será às 16h, é aberta a todos os interessados em participar do debate, ampliando assim a forma democrática de elaboração de um edital de filmes.

A iniciativa do Ideal vem somar as articulações de movimentação da produção audiovisual no Estado, num momento em que não há nenhum edital públicos dos governos locais, específicos para o cinema ou audiovisual, em andamento.

O novo edital será aberto a todos os realizadores, profissionais ou estreantes, e será divulgado logo após sua aprovação, junto aos produtores que se fizerem presentes na reunião aberta do dia 28.

A parceria do Grupo Ideal com a Caiana Filmes, ACCPA e ABDeC-Pa, mostra o quanto se fazem necessárias iniciativas como esta não apenas da esfera governamental, sendo também uma forma de sensibilizar a iniciativa privada a entender a economia da cultura, colocando o cinema como janela principal deste meio.

O Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará vai destinar verba de R$ 40 mil ao projeto vencedor. O filme pode ser ficção ou documentário e deverá ser todo rodado em território paraense, sendo a equipe também do estado.

Participe

Serviço
Elaboração do Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará. Dia 28 de maio, às 16h. Local: Na Caiana Filmes (rua Diogo Móia, 986, entre Alcindo Cacela e 14 de março).
Aberto ao público.
Informações: (91) 3343-4252

4 comentários:

  1. Muito boa notícia e que venham mais e mais :D

    ResponderExcluir
  2. Qual a justificativa para que o documentário seja "todo" rodado em território paraense? E se um determinado tema, que seja caro à cultura e a história do Pará precisar obter registros fora do Estado ou até do País?

    ResponderExcluir
  3. UAL! Até que enfim algo no que me empenhar. GRANDE NOTICIA!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa notícia! Há tempos os produtores locais vem necessitando de algo assim. Espero que mais editais possam vir adiante. Inclusive pelo Governo do Estado.

    ResponderExcluir