Noite de Estudos de Cinema com John Ford



Para o lançamento do curso CINEMA AMERICANO CLÁSSICO E MODERNO, a Caiana Filmes exibirá dia 11/02 o filme “Crepúsculo de uma Raça”, produção de John Ford de 1964 considerada como uma de suas melhores obras. John Ford é um dos maiores diretores americanos de todos os tempos. O filme se passa em 1878, quando o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, levando centenas de índios a sairem da reserva em Oklahoma até o Wyoming, local onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria, tem a missão de conter os índios mais, durante o percurso, passa a respeitar os índios e decide ajudá-los. Este filme não é exibido em Belém há mais de 40 anos, e ao contrário da maioria dos westerns, faz uma abordagem diferente sobre o índio americano questionando a forma como eles foram tratados na vida real e no próprio cinema, ficando do lado da questão indígena de forma realista e conscientizadora. É um clássico americano que merece ser visto pelas novas gerações.

Noite de Estudos de Cinema

com Marco Antonio Moreira

Dia: 11/02 (sexta) às 18:30h

Exibição e debate do filme:

Crepúsculo de uma Raça de John Ford
ENTRADA FRANCA




Direção:John Ford
Ano:1964
País:Estados Unidos
Gênero:Western
Duração:154 min. / cor
Título Original:Cheyenne Autumn

Elenco:Richard Widmark, Carroll Baker, Karl Malden, Sal Mineo, Arthur Kennedy, Patrick Wayne, James Stewart, Dolores del Rio, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Elizabeth Allen

Sinopse:
Em 1878, o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, levando centenas de índios a sairem da reserva em Oklahoma até o Wyoming, local onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria, tem a missão de conter os índios mas, durante o percurso, passa a respeitar os índios e decide ajudá-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário