Novembro tem nova turma de Prática Cinematográfica

A Oficina de “Prática Cinematográfica” consiste em 3 módulos básicos ( Pré-Produção, Realização e Finalização ) seguindo um processo natural de realização de uma obra cinematográfica desde sua concepção até o produto final.


Pré-produção
A pré-produção, será a base de todo o projeto, será feito uma síntese sobre a história do cinema e sua evolução até os dias atuais, ilustrados em filmes durante o processo de aprendizagem, outro ponto será as funções relacionadas ao Cinema e seu processo dentro da construção de uma obra cinematográfica com ênfase em curta-metragens de ficção.
Durante a pré-produção será dado um desafio aos alunos, de criar um roteiro a partir das experiencias construídas na oficina, mesclando com a realidade de cada aluno e dando oportunidade de expressão de novas idéias que serão discutidas por todos no processo de escolha do argumento e posteriormente realização do roteiro.
Também durante a pré-produção serão dados noções sobre roteiro para dar subsídios aos participantes da oficina de construir seus roteiros pessoais e ajudar na do na formatação do roteiro escolhido para ser realizado durante a oficina.
Após o roteiro finalizado, entraremos em um processo de decupagem do roteiro e percepção de suas necessidades para realização, fazendo um levantamento minucioso de tudo que será preciso durante as filmagens.
Realização
A realização é a gravação propriamente dita, com a participação efetiva de todos os participantes da oficina e possivelmente profissionais e atores convidados ao projeto para que tenhamos uma experiência ainda mais rica no desenvolvimento e produção da obra cinematográfica.
Finalização
Consiste na Montagem ou edição, é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos do filme a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc.


Justificativa
A Oficina vem atender uma demanda da sociedade que necessita de profissionais do audiovisual, para isso precisa desenvolver estratégias e ferramentas para desenvolvimento da juventude com enfase na formação de jovens com qualidade para iniciativas do audiovisual desde projetos pessoais, mostrando a sua comunidade ou a realizade social até projetos de maior visibilidade e de mercado.
A oficina tem por objetivo iniciar os participantes no universo audiovisual e fomentar a produção, dando subsídios aos participantes de realizar pequenos projetos audiovisuais ( filmes em vídeo de até 15 minutos ) englobando desde o roteiro, direção e montagem de filmes em vídeo.



Programa
Dia 10 Nov – Apresentação da oficina e objetivos a serem alcançados, um pouco de história do cinema com filmes ( 3hs )
Dia 11 Nov – Funções de uma equipe de Cinema e suas definições, Desafio de roteiro ( 3hs )
Dia 17 Nov – Formatação de roteiro e escolha do roteiro a ser realizado durante a oficina ( O roteiro será dos alunos e eles irão decidir qual será filmado ) ( 3hs )
Dia 18 Nov – Desenvolvimento do roteiro escolhido. ( 3hs )
Dia 22 Nov – Desenvolvimento do roteiro escolhido. ( 3hs )
Dia 24 Nov – Decupagem básica da filmagem ( 3hs )
Dia 25 Nov – Programação de filmagens para o final de semana (26/27/28 Nov) ( 3hs )
Dia 29 Nov – Finalização e montagem do curta-metragem ( 3hs )
Dia 01 Dez – Finalização e montagem do curta-metragem ( 3hs )
Dia 02 Dez – Apresentação do versão final do filme e discursão sobre a Realização de projetos Audiovisuais em Belém.




O curso será ministrado por Cezar Moraes é Ator, designer e se formou em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro onde participou de inumeros curtas-metragens em diversas funções ( Direção, Assistência de direção, Diretor de Fotografia, Produtor, Dublador, Legendagem ) em Belém fundou o Coletivo de Cinema os Parauaras, apoia a produção de vários curta-metragens como: Taxi Zero Hora, O Forasteiro, A Escada, Entre meninos e meninas, A mini-série Eva Faz de Conta, os documentários Ê Boi, Todas as qualidades de bicho, Crime sem castigo entre outros.


Curso de Prática Cinematográfica com Cesar Moraes

Aulas 10,11, 17, 18, 22, 24, 25, 29/11 e 01 e 02/12 Horário: 19 às 22h. Investimento R$ 100,00

Inscrições:
Caiana Filmes
Rua Diogo Moia, 986 · Umarizal
Belém · Pará · 66055170
Tel: (91)33434252 / 33434254

Nenhum comentário:

Postar um comentário