Mais uma noite para encontrar e aprender sobre cinema na Caiana Filmes. É a Noites de Estudos de Cinema que volta em julho com o filme Jogo de Cena do mestre do documentário brasileiro Eduardo Coutinho. A Sessão será seguida de debate com marco Antonio Moreira, presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará, que fomentara o debate sobre o tema e a proposta ousado de Coutinho.

O filme segundo a crítica especializada decreta o fim da inocência do documentário ao não diferenciar cenas reais e fictícias. O enredo inicia quando atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.
Jogo de Cena é o décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade. É também a sua quinta parceria com a produtora Videofilmes. Depois de um início de carreira dividido entre a ficção e o documentário, Coutinho optou pelo segundo a partir de uma profícua passagem pelo programa Globo Repórter, na década de 70. Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), seu acerto de contas com a História e com um projeto do passado, tornou-se um grande clássico do cinema brasileiro. Mais recentemente, iniciou uma fase muito produtiva com a realização seguida de cinco filmes em seis anos: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004) e O Fim e o Princípio (2005). A solidez do método de Coutinho e sua sensibilidade para ouvir pessoas comuns são fruto de laboriosa reflexão sobre o seu ofício ao longo de inúmeros documentários em vídeo realizados nas décadas de 80 e 90, entre os quais se destacam Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992).
As Noites de Estudos de Cinema foi Idealizado pelos alunos do curso de crítica de cinema, a idéia é ter encontros mensais com exibição de filmes e debates. O objetivo é promover a integração da nova geração de críticos com o olhar maduro dos veteranos da crítica no Pará.

Serviço:
Quinta-feira, 08 de julho às 19h
Local: Caiana Filmes, Diogo Moia 986
ENTRADA FRANCA
Fone: 33434254

Nenhum comentário:

Postar um comentário