Curso ensina a usar filmes como ferramenta pedagógica





Continuam abertas as inscrições para o curso de capacitação de professores na utilização de filmes como ferramenta de apoio pedagógico.


O mundo vive a era do domínio das novas tecnologias. Novas mídias surgem a cada dia. Sob este contexto, o ensino deve também sofrer avanços, adaptar-se às novas linguagens e outras formas de conhecimento. E tornar-se mais atraente e dinâmico, facilitando o processo da aprendizagem dos educadores. Entre essas mídias está o CINEMA, que pode ser um poderoso instrumento de apoio ao ensino na sala de aula.
Com o objetivo de apresentar o cinema como ferramenta de uso pedagógico em todos os níveis de ensino e em varias áreas do conhecimento, A Caiana Filmes mantém aberto inscrições para o curso “Cinema como recurso pedagógico”.
O curso terá duração de duas semanas, num total de vinte horas. Dele poderão participar estudantes e profissionais da educação, assim como outras pessoas interessadas.

O curso será ministrado pelo cineasta João Inácio, que trabalha há dez anos na produção e exibição de cinema. De acordo com Inácio, a partir desse aprendizado o educador irá dispor de mais um recurso importante. O Cinema não deve substituir a aula formal, e sim ser utilizado como um instrumento completando o aprendizado de sala de aula. Considerando também que a obra cinematográfica torna-se um facilitador das discussões derivadas do filme e suas entrelinhas, o que possibilitará trocas interpessoais, reforçando os laços de amizade e o crescimento individual de alunos e professores. E ainda, criando chances para ambos produzam debates e reflexões a respeito de temas variados o que certamente fomentará a construção de vasta discussão onde o educador poderá exercer literalmente seu papel na formação de cidadãos críticos, em busca de uma sociedade melhor.

Todas as aulas acontecerão na nova sede da Caiana Filmes, que com o curso inaugura seu novo espaço de formação em cinema, com um auditório totalmente equipado para atender trinta pessoas. O local anteriormente funcionava como a Casa do Catalendas e agora se dedica exclusivamente ao cinema. No espaço haverá outros cursos relacionados à sétima arte, como roteiro, crítica cinematográfica, produção, edição, trilha sonora, além de mesas redondas e palestras. Entre os projetos da Caiana, ainda para este semestre, está a implantação de um Instituto de Cinema na Casa, a formação do Clube do Roteiro e o Cinema Esporte Clube, um Cine Clube dedicado exclusivamente ao Curta Metragem. A casa se tornará um ciclo efetivo de cinema, passando pela formação, através de seus cursos. Produção, na realização do filmes idealizados pelos alunos. Distribuição a partir das coletâneas dos DVDs da casa assim como ponto de referência na indicação de filmes para festivais nacionais e internacionais de cinema e vídeo e da exibição através de seu cine Clube, mostras e festivais promovido pela Caiana.

Para o cineasta Walério Duarte, “A casa é um fomento para as futuras produções paraenses, tornando-se um núcleo e efetivo e permanente de filmes, sejam em película ou em vídeo”.
“Belém estava precisando de um espaço como esse, e eu estou torcendo para que de certo, pois Belém é uma cidade que respira muito cinema e este local pode se tornar o início de um processo maravilhoso de produção, de novos talentos e um novo cinema para o Pará” comenta o crítico Marco Antônio Moreira.
Para João Inácio, diretor da Caiana Filmes, o Espaço não limita-se apenas ao aprendizado para a produção, mas também investe na formação do cidadão atreves do cinema. Usando o filme como uma ferramenta importante, no debate e na contribuição da transformação social.


Serviço:Inscrições abertas na CAIANA FILMES
Fone: 33434254 / 33434252
Diogo Moia 986entre 14 de Março e Alcindo CacelaHoráriosMANHÃ18 a 29 - segunda, quarta e Sexta - janeiroHorário:8:30h às 12hTARDE18 a 22 de JANEIRO de 2010 - TURMA I25 a 29 de JANEIRO de 2010 -TURMA IIHorário:14h às 18hNOITE25 a 29 de JANEIRO de 2010 Horário:18h às 22hInvestimento: R$100,00Aceita a bandeira VISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário